Histórico do COPA - Circuito de Orientação da Paraíba

A 1ª Etapa do I Circuito de Orientação da Paraíba (COPA/2007), foi realizado no Pesque-Pague Mata d’água, Município de Conde, PB, no dia  17 de março de 2007. Foram realizadas 6 etapas, todas organizadas pelo CORELE, encabeçado por HERIVELTO BATISTA DE SAN’TANA, o pai do COPA, que mapeou e traçou o percurso de todas as etapas do I COPA.


Em 2008, O CORELE começa a expandir o Circuito, já com a mentalidade de aumentar o número de mapeadores e Clubes organizadores, tendo em vista que, como amantes da Orientação, também havia o interesse dos integrantes de participarem como atletas. Assim sendo entra na montagem da competição o Clube Rumos e Rotas, parceiro forte do CORELE na estruturação de uma base sólida para o crescimento do Esporte na Paraíba.
No ano de 2009, com a movimentação do Sgt HERIVELTO, realização de curso de mapeador e o crescimento do número de Clubes participantes, a Diretoria do CORELE encontra um ambiente propicio para abertura do Circuito. Neste ano participam como montadores de provas os Clubes: CORELE, Rumos e Rotas, COTA, COTROB E Neblina, cabendo ao primeiro gerenciar o Circuito exercendo o papel embrionário da Federação. Neste ano são realizadas duas etapas fora da Grande João Pessoa, Campina Grande, COTROB, e a final em Bananeiras, 
organizada pelo CORELE. O esporte começa a conquistar a Paraíba.
2010 foi o ano de gestação da Federação de Orientação da Paraíba – FOP. Novamente coube ao CORELE atuar como Federação, mas com o compromisso de outros Clubes se filiarem a CBO para Fundação da FOP no ano seguinte. Dentro do projeto é trazido no fim de 2010 o Presidente da Confederação Brasileira de Orientação – CBO, JOSÉ OTÁVIO, para ministrar um curso de mapeador, que funcionou como nivelador do que estava sendo feito em termos de Orientação no Estado.
Em janeiro de 2011 é fundada a Federação de Orientação da Paraíba, e com ela a realização da 1ª etapa de um sonho e a possibilidade de um desenvolvimento cada vez maior do esporte Orientação no Estado da Paraíba.